sábado, 7 de janeiro de 2023

filme "as linhas tortas de deus"

 Um filme de terror psicológico eu diria, comecei assim antes de falar o enredo. É um filme espanhol inspirado por um livro homônimo, dirigido por Oriol Paulo.  Uma detetive se passa por uma interna de um sanatório para tentar desvendar um assassinato que aconteceu lá dentro. Até agora estou impactada com o filme cheio de flashbacks que se confundem com sonhos e alucinações.

A única pessoa que sabia de seu disfarce (e diretor do hospital) a contradiz e é aí que ela passa a ser confundida com uma interna, é submetida a tratamento de choque e todas aquelas arbitrariedades que aconteciam em hospitais psiquiátricos nos anos 80. 

Filmes espanhóis são muito intensos e sofridos, eu diria, as expressões são muito emocionadas e dramáticas e os atores carregam esse peso da ação concreta, o que torna tudo ainda mais interessante já que o filme (acredito que propositalmente) me faz questionar "estou doida ou isso aconteceu mesmo?", tanto é que um grande plot no final mostra a cena inicial e confunde ainda mais quando não se descobre realmente se a detetive é louca ou se ela realmente foi investigar algo.

Um filme intenso, roteiro amarrado, atores incríveis, fotografia impecável, eu recomendo para quem gosta de filme de suspense, mas se você não está afim de sofrer emocionalmente e esperando um final feliz e florido, não assista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário