terça-feira, 5 de setembro de 2017

"a vida é louca, o mundo é foda, mas nós tamo aí na luta"

Nesse mês de setembro em que se voltam as atenções para a prevenção ao suicídio, fiquei pensando em algumas coisas bem sombrias. Antes eu achava que suicídio era egoísmo, como assim uma pessoa se mata sem pensar nas outras pessoas que ficam. Olha só que cruel esse meu antigo pensamento. Ninguém sabe a história, as dores, as lembranças, os traumas, as tristezas que existem na cabeça do outro. Ninguém sabe o que o outro sente, o que o outro pensa, como esse outro lida com o mundo exterior e como lida com o universo que é a sua própria cabeça.
Precisamos nos despir de julgamentos, abraçar uma pessoa que pede ajuda, sentar, conversar, amparar, seja um familiar, um amigo ou simplesmente alguém que precisa conversar. Eu gostaria muito que formássemos uma grande corrente de empatia, onde as pessoas se sentissem confortáveis pra conversar, pra falar sobre medos, pra tentar colocar um pouco pra fora a loucura que temos por dentro. Senão a gente surta mesmo. É foda. É muito foda. Não despreze uma pessoa que tá triste, sempre tem um motivo. Não ridicularize quem fica quietinho no canto da sala de aula, sem conversar, você não sabe como foi seu dia, como é a sua vida em casa.
Se você nunca pensou em acabar com o sofrimento, acabar com algo que você acha que vai acabar com a morte, você não sabe como é esse sentimento e ainda bem que não sabe. Ainda bem que sua cabeça tá bem. Agora não ache que só porque você tá bem que todo mundo tá. As pessoas reagem de forma diferente aos acontecimentos da vida, e tudo bem, as pessoas são diferentes.
Há pesquisas que indicam que o suicídio é uma das 10 principais causas de morte, sendo que para cada suicídio ocorrem 11 tentativas sem sucesso. E as mesmas pesquisas mostram que 20% dessas pessoas que tentam suicídio, se não procurarem ajuda, tendem a repetir o ato em menos de um ano.

Então, eu não sou muito boa da cabeça não, mas ofereço minha atenção, ofereço minha ajuda, tô aberta a ouvir e tentar ajudar de alguma forma. Maria sempre fala: Você é importante. Josa sempre ressalta: você não está sozinho. E não está. Não estamos sozinhos. Vamos caminhar juntos. 


Fonte: https://oficinadepsicologia.com/suicidio-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário